____

Ana Pacheco nasceu em Lisboa (1983) terminando o mestrado integrado de Estudos Avançados de Arquitectura em 2009, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Em 2007-2008 complementa a sua formação académica com o Programa Erasmus, desenvolvido em Eindhoven, Holanda, na Technische Universiteit Eindhoven.

Com a experiência na Holanda, aprofunda-se a necessidade de procurar perceber em que medida os espaços (pós) industriais podem ser regenerados no contaxto urbano. Assim, desenvolve a Tese de Mestrado sobre este tema, tendo como caso de estudo e projecto o complexo da Lx Factory, Alcântara, Lisboa.

Na sequência da investigação desenvolvida sobre o complexo da LX Factory, é convidada para fazer uma pequena exposição neste local no âmbito do Open Day [iniciativa em que todos os ateliers sediados na LX Factory e pessoas independentes apresentam instalações, exposições, conferências, etc] em 14 de Maio de 2010.

Através da iniciativa da Direcção Geral das Artes - Ministério da Cultura na criação do Programa Inov-Art, recebe uma bolsa de estágio a ser realizado em Londres, no atelier Henning Stummel Architects, durante 7 meses [de 31 de Maio a 31 de Dezembro de 2010].

Por convite da empresa Betterworld (organizadora do Rock in Rio Lisboa), desenvolve, a par com um grupo de colegas, uma proposta de revitalização cultural para o Parque Mayer em Lisboa.

A convite do Município de Alcanena e da Reitoria da Universidade, na pessoa do Dr. Mário Moutinho, desenvolve com um grupo de colegas, dois museus (traje e ecomuseu) para Alcanena, a ser integrados na rede museológica desta cidade.

É seleccionada para apresentar o projecto final - Escola Superior de Belas Artes, Ajuda, Lisboa - no Concurso Secil Universidades, onde integra os trabalhos finalistas.

Em 2007 e 2008 são atribuídas duas Bolsas de Estudo por Mérito, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Sem comentários:

Enviar um comentário